Uma experiência que relaciona sociedade, cultura e natureza

PROJETO PARQUE & ESCOLA

A educação ambiental deve ser promovida de forma contínua, permanente e integrada ao currículo escolar e com práticas educativas nas unidades de conservação e áreas protegidas. As ações devem ser articuladas em acordo com os princípios da sustentabilidade e conservação ambiental. Pensando nisso, o Bondinhos Aéreos Parques da Serra elaborou o Projeto Parque & Escola que consiste em um programa de educação ambiental desenvolvido para crianças e adolescentes.

O Parques da Serra está localizado em um local de grande potencial para estudos ambientais, pois possui uma área de 59 hectares, numa região de grande potencial natural. O parque está 750m acima do nível do mar, na beira de uma escarpa que ladeia o Vale da Lageana. Ao fundo, corre o Arroio Caracol, divisor dos municípios de Canela e Gramado, onde suas nascentes se originam na parte urbana de Canela e deságuam nas águas do Rio Caí, em torno de 5 km do parque. O parque está inserido no Bioma da Mata Atlântica, formação da Floresta Ombrófila Mista, sendo também denominada Mata de Araucária. E por apresentar uma área florestal bem preservada e na sua maioria nativa, o parque se transforma em um refúgio de muitos animais, dentre eles, vários mamíferos como quatis, bugios, veados e também aves como gralha-azul, saracuras, entre outros que podem até serem vistos no dia-a-dia durante o passeio.

E para divulgar as relações que acontecem na natureza, o programa possibilita ao estudante compreender que sua participação é fundamental na proteção e conservação dos recursos naturais e culturais do país. Através de visita orientada por monitores, os grupos realizam uma caminhada ecológica e abordam assuntos como:

LOCALIZAÇÃO DO PARQUE

Altitude em relação ao mar, pontos cardeais, empresa, histórico;

GEOGRAFIA

Formação do Vale da Lageana, formação da Cascata do Caracol, erosão, intemperismo, formação das rochas, proteção das encostas, hidrografia e clima local;

VEGETAÇÃO

Relações ecológicas, características das florestas, características dos principais grupos vegetais, identificação das espécies mais evidentes, conservação, legislação;

FAUNA

Observação direta e indireta dos animais mais comuns da região do parque, Estação Animal, conservação, legislação;

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Atividades práticas com alunos ao longo da trilha, como a observação de pegadas, refúgios e ninhos;

ECOLOGIA

Teia alimentar, relações ecológicas, preservação, ciclos da natureza.

REGULAMENTO

O programa atende grupos de estudantes de fevereiro a maio e de agosto a outubro. Para fazer a inscrição, as escolas devem agendar suas visitas com antecedência, verificando detalhes quanto a valores diferenciados, idades e horários específicos para visitação pelo contato:

E-mail: contato@parquesdaserra.com.br

AVISOS IMPORTANTES

Evite afastar-se das trilhas existentes;

Não colete plantas, animais ou rochas;

Coloque os lixos nas lixeiras, corretamente;

Respeite horários de visitação e placas indicativas;

Respire ar puro e curta a natureza.

Book your break

  • 1

    Check Availability

  • 2

    Choose Room

  • 3

    Make A Reservation

  • 4

    Confirmation

Book A Room

WhatsApp chat